terça-feira, 20 de março de 2012

Baleia que apareceu morta no mar da Zona Sul do Rio é da espécie Bryde

Animal foi avistado nas imediações da Praia de São Conrado e resgate será realizado com auxílio de bombeiros do Grupamento Marítimo, agentes do Ibama e também biólogos da Uerj

Uma baleia da espécie Bryde apareceu morta há cerca de um quilômetro da Praia de São Conrado na manhã de terça-feira. O animal mede cerca dez metros. O resgate da baleia terá que ser realizado com o auxílio de um rebocador de porte médio.

Antes, foi aconselhado que o animal fosse levado até alto-mar devido ao elevado estado de decomposição que se encontrava a espécie, porém, ficou decidido entre biólogos do Laboratório de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Bombeiros do Grupamento Marítimo de Botafogo e o Ibama, que a necropsia seria feita mesmo na areia.

Por enquanto, só se sabe que a Baleia-de-Bryde é um macho da espécie e a causa da morte só será descoberta somente com exames mais detalhados. A Bryde pertence à família dos balenopterídeos e não costumam ser vistas junto às costas. Algumas podem chegar até 15 metros.

Nenhum comentário: