terça-feira, 5 de julho de 2011

Ibama retira 99 animais do Zoológico de Niterói

Segundo o órgão, a retirada ocorreu porque o Zoonit não possui registro no Ibama e o termo de ajustamento de conduta de 2004 não teria sido cumprido integralmente

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) recolheu, na manhã desta terça-feira, 99 animais silvestres da Fundação Jardim Zoológico de Niterói (Zoonit). Entre eles estão sagüis, jibóias, maritacas, tucanos-toco, corujas-do-mato, tigres-d’água-exótico e pragatas. Segundo o órgão, a retirada ocorreu porque a fundação não possui registro no Ibama e o termo de ajustamento de conduta (TAC) de 2004, celebrado como tentativa de regularização, não teria sido cumprido integralmente.

Os animais serão distribuídos entre o Centro de Triagem do Ibama de Lorena, em São Paulo, e o de Seropédica, no Rio. Vinte animais que estariam doentes foram encaminhados ao Hospital Veterinário da Universidade Estácio de Sá. Os veterinários do Zoonit alegam que todos estavam em tratamento.

O zoo de Niterói alega, no entanto, que todas as exigências do TAC foram cumpridas e que a fundação possui um registro provisório no Ibama desde 2008. De acordo com a diretora Giselda Candiotto, 80% dos zoológicos do estado do Rio de Janeiro atuam de forma semelhante, com registros provisórios.

Ela garante ainda que essa repressão aconteça em represália a uma audiência com o Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, que será realizada nesta quarta-feira. Giselda se recusou a entregar as chaves de algumas jaulas e, por isso, foi autuada por descumprimento da Lei de Crimes Ambientais e recebeu multa de R$ 100 mil.

A fundação considerou arbitrária a atuação do Ibama e informou que vai recorrer na Justiça. Atualmente uma liminar impede que os animais sejam retirados por descumprimento ao TAC, que está em tramitação. A Polícia Federal acompanhou toda a operação.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário: