segunda-feira, 10 de março de 2008

Tromba D´agua

A Tromba D´agua é um fenômeno que ocorre em regiões serranas e que consiste na velocidade do rio aumentar rapidamente assim também como o volume de água. Esse fenômeno ocorre principalmente no verão e é causado por fortes chuvas nas cabeceiras e nascentes dos rios.
O forte volume de chuva na cabeceira dos rios desce em enxurrada pelo leito levando com ele paus, pedras e tudo mais que esta imóvel com o volume de água normal. Com o aumento do volume e força da água podem grandes árvores serem derrubadas como também grandes pedras descerem rio abaixo.
A dica para freqüentadores de cachoeiras e rios é procurar centros locais de atendimento ao turista e ou órgão correlato, buscar informações sobre o clima e possibilidade de chuvas naquela região no período em que estiver na mata ou no leito dos rios.
Atentar para mudanças na água que ficará turva e mais agitada em caso de chuva forte nas cabeceiras. Ao perceber tais mudanças o turista de forma nenhuma deve descer o rio, deve buscar refúgio lateral nas margens, devendo este se afastar ao máximo da margem.
Acidentes com danos a vida humana acontecem corriqueiramente quando nas partes baixas dos rios o sol esta forte e o céu aberto e nas cabeceiras estão ocorrendo as chamadas chuvas de verão.

Autor: Arthur Lopes Ribeiro Filho

Nenhum comentário: