quinta-feira, 15 de maio de 2008

Escolha de Minc para o Meio Ambiente desagrada parlamentares da base aliada

A escolha do secretário estadual do Meio Ambiente do Rio, Carlos Minc, para substituir Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente não agradou parte dos parlamentares da base aliada do governo. A Folha Online apurou que os governistas defendiam o nome do ex-governador Jorge Viana (PT-AC) para o cargo pelo seu histórico na defesa do ambiente.

Os parlamentares admitem, nos bastidores, que a indicação de Minc mostra a disposição do governo federal em priorizar o desenvolvimento do país, com a execução de obras que muitas vezes põem em risco o ambiente. Oficialmente, porém, os parlamentares mantêm o discurso de que não há uma disputa dentro do governo entre os ambientalistas e os chamados "desenvolvimentistas".

"Não quero tratar isso como uma queda de braço. Não há nenhum desenvolvimento possível sem respeitar o meio ambiente. O Jorge Viana, por ser da Amazônia, talvez diminuísse os impactos de três situações dentro do governo: os conflitos na reserva Raposa/Serra do Sol, a absolvição dos assassinos da irmã Dorothy e a saída da ministra Marina", disse a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC).

A senadora não escondeu que torcia para indicação de Viana, mas ressaltou que administrativamente não vê diferenças entre a gestão de Minc ou do ex-governador. O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) disse que a escolha de Minc mostra a opção do governo em priorizar o desenvolvimento.

"Essa é a visão do governo: priorizar o desenvolvimento em detrimento do meio ambiente. Os ministros tentam resistir a isso, vamos ver quanto tempo ele (Minc) consegue", disse Gabeira (PV-RJ).

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse esperar que o novo ministro consiga reduzir as resistências dentro do governo à implantação de políticas ambientais. "Com a ministra Marina, ninguém pode negar que havia posições extremadas no governo. Com uma cara nova no governo, pode ser que os que faziam cara feia para a ministra Marina diminuam sua cara feia."

Garibaldi disse que vai conceder um "crédito de confiança" a Minc porque acredita que fará uma boa atuação na pasta. "Eu não o conheço muito bem, mas acredito que tenha sido uma boa escolha porque vem de um trabalho realizado no governo do Rio, que tem o governador Sérgio Cabral (PMDB) à frente", afirmou o senador. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: