quinta-feira, 29 de maio de 2008

Tribo de índios isolada tenta derrubar avião a flechadas

Uma das últimas tribos indígenas ainda sem contato com o resto do mundo foi fotografada do alto, e as imagens divulgadas nesta quinta-feira mostram seus integrantes com os corpos pintados de vermelho-vivo, brandindo arcos e flechas.

A tribo vive no Acre, perto da fronteira com o Peru, e segundo a Funai está ameaçada pela extração ilegal de madeira da Amazônia. A foto é uma rara comprovação de que esse grupo de fato existe.

"O que está acontecendo nesta região é um crime monumental contra o mundo natural, as tribos, a fauna, e mais um testemunho da completa irracionalidade com a qual nós, os 'civilizados', tratamos o mundo", disse o sertanista José Carlos Meirelles, da Funai, segundo nota da ONG Survival International.

Numa das fotos, que pode ser vista no site Survival International, dois índios pintados de vermelho se preparam para disparar flechas contra o avião, sob o olhar de outros índios.

Outra foto mostra cerca de 15 índios sob ocas, alguns deles também preparando flechas para disparar.

"O mundo precisa acordar para isto, e garantir que seu território esteja protegido em concordância com o direito internacional. Do contrário, em breve eles estarão extintos", disse Stephen Corry, diretor da Survival International, entidade que apóia povos indígenas em todo o mundo.

Das mais de cem tribos isoladas do mundo, mais de metade estão no Brasil e Peru, segundo a Survival International, e todas correm riscos de perder suas terras, serem assassinados ou sofrerem epidemias.

Fonte: www.click21.com.br

Nenhum comentário: