RIO DE JANEIRO (Agência Brasil), 28 de junho - O estado do Rio de Janeiro desenvolve atualmente dois projetos para a produção de energia a partir dos ventos, a energia eólica.
"A energia eólica é complementar à hidroeletricidade, visto que os ventos são mais fortes nos períodos em que os rios estão com pouca vazão, sobretudo no Nordeste", diz o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Serviços do Rio de Janeiro, Julio Bueno.
Os dois projetos em andamento são, o pioneiro, em São Francisco de Itabapoana, no Norte do estado, e em Arraial do Cabo, na Baixada Litorânea, ambos com previsão de operar em 2010.
A Gargaú Energética S.A., o primeiro parque eólico do estado, está sendo construído numa área de 500 hectares, com capacidade instalada de 28 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. A planta é um empreendimento da empresa brasileira Ecopart Ltda., que está investindo cerca de R$ 130 milhões. As obras estão em andamento.
O empreendimento em Arraial do Cabo é um parque muito importante e deve gerar 14 MW, mediante investimento de RS$ 300 milhões. Segundo Julio Bueno, a licença ambiental deve ser liberada nos próximos dias.
Por Riomar Trindade
Nenhum comentário:
Postar um comentário