domingo, 10 de fevereiro de 2008

Bicicletários

A prefeitura e a SulAmérica Seguros assinaram contrato para a colocação e manutenção de bicicletários no Rio de Janeiro. O projeto inclui quatro fases e está orçado em R$ 3 milhões. A SulAmérica terá a contrapartida em publicidade.Além de ampliar as unidades já existentes, o projeto prevê a integração delas com trem, metrô e ônibus. Também está prevista a construção de bicicletários que funcionarão durante 24 horas.
Segundo o adjunto da Diretoria de Planejamento do Instituto Pereira Passos (IPP), Sérgio Belo Franco, na cidade são feitas diariamente 350 mil viagens de bicicletas, sendo que 56% delas nos bairros de Realengo, Bangu, Campo Grande e Santa Cruz. O objetivo é construir os bicicletários perto de terminais de ônibus, trens e metrô. “Após a conclusão das quatro fases do projeto, queremos viabilizar o sistema de aluguel de bicicletas nos moldes do existente em cidades européias”, disse Sérgio.

Na primeira fase, que será realizada neste verão, a previsão é de que seja duplicada a capacidade de vagas – atualmente são 350 – na orla, do Aterro do Flamengo a São Conrado. Cada bicicletário terá capacidade para seis bicicletas. Na segunda fase, será a vez do trecho da orla entre as praias da Barra e da Macumba. No trecho, que atualmente tem 200 vagas, haverá o dobro em 120 dias. A terceira fase vai contemplar a integração com ônibus, trem e metrô. Na última fase, serão construídos dois terminais, em local a ser definido, com cerca de 300 vagas cada um. Segundo Franco, os terminais serão cobertos, fechados e mais confortáveis. Terão banheiros, locais para cafezinho e conserto de bicicletas.

Nenhum comentário: