quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mortos chegam a 97 em Santa Catarina; Lula libera quase R$ 2 bi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou nesta quarta-feira as regiões de Santa Catarina mais atingidas pelas chuvas, que deixaram 97 mortos até o momento, e destinou cerca de 2 bilhões de reais para ajudar as vítimas e a reconstrução do Estado e outras regiões do país.

Lula realizou um sobrevôo de helicóptero, que durou cerca de 30 minutos, sobre algumas áreas atingidas. Nove municípios já declararam estado de calamidade pública e sete cidades estão inacessíveis desde o fim de semana, com diversas estradas bloqueadas e casas inundadas.

Em entrevista após o sobrevôo, que foi encurtado devido à chuva, Lula prometeu que enviaria ao Ministério da Fazenda uma solicitação para que o FGTS dos moradores que perderam tudo com a enchente fosse liberado, além de um pedido pela prorrogação do recebimento de impostos para as cidades catarinenses mais atingidas,segundo a Defesa Civil do Estado.

A enxurrada já deixou ao menos 97 mortos, a maioria por soterramento, e 19 desaparecidos em Santa Catarina. A Defesa Civil do Estado havia divulgado anteriormente 99 mortes, mas corrigiu o número informando que dois óbitos haviam sido indevidamente repassados pela prefeitura de Luiz Alves.

Outros 78 mil estão desabrigados ou desalojados no Estado. Cidades estão submersas ou com as ruas tomadas pela lama, enquanto estabelecimentos comerciais foram saqueados pela população em meio à falta de água, luz e comida. O total de pessoas afetadas pelas chuvas no Estado passa de 1,5 milhão.

Nenhum comentário: