quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Sítio arqueológico de Angra dos Reis será aberto a visitação

Um sítio arqueológico, descoberto no início dos anos 90, na praia de Piraquara, município de Angra dos Reis, se tornará museu e será inaugurado no início de 2009.

A praia onde se localiza o museu é pequena, porém riquíssima em áreas de interesse histórico, como explica a professora Nanci Vieira, do Laboratório de Antropologia Biológica da UERJ: "Naquela área você tem um sambaqui - um sítio pré-colonial - sítios oficinas pré-coloniais, edificações do século XVIII, e uma fortificação do início do século XIX, tudo isso numa praia de 300 metros". A fortificação instalada pelos portugueses fazia parte de uma rede responsável por vigiar toda a costa do Rio de Janeiro e enviar as informações à Corte por meio de sinalizações com bandeiras, como descobriu a professora em uma outra pesquisa na região.

Segundo Nanci, toda a área de Angra e Parati é rica em sítios arqueológicos ainda não descobertos, que precisam ser preservados. "Eu fui para a região de Angra, com o apoio de Furnas, em busca das aldeias canibais citadas pelo aventureiro Hans Staden em suas viagens pelo Brasil no século XVI. Lá eu encontrei um senhor que me falou de algumas 'pedras estranhas' na praia de Piraquara. Quando eu cheguei lá descobri que essas pedras eram, na verdade, polidores que os índios usavam para fazer suas ferramentas. Foi aí que eu encontrei e mapeei os sítios" - conta a professora.

O sítio-museu, que será aberto à visitação, está localizado na área de ocupação indígena pré-colonial, conhecida pelos arqueólogos como sambaqui, uma palavra de origem tupi usada para designar ocupações muito antigas de índios coletores de moluscos. Os interessados em fazer uma visita ao local devem entrar em contato com o centro de informações da Eletronuclear, responsável pela área de Piraquara, para agendar uma visita guiada aos sítios da região e aprender mais sobre essas fascinantes civilizações antigas.

2 comentários:

Sara disse...

Gostaria de saber como posso levar uma turma de escola municipal ao sítio. Obrigada. Sara (24) 33741955 - Escola Municipal Pedro Soares

Sara disse...

Gostaria de saber como posso levar uma turma de escola municipal ao sítio. Obrigada. Sara (24) 33741955 - Escola Municipal Pedro Soares