quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Bacia do Jequitinhonha

RIO DE JANEIRO (Agência Brasil), 25 de novembro - A Petrobras informou nesta terça-feira À noite, em nota oficial, a comprovação da presença de hidrocarbonetos em um poço pioneiro (1-BAS-147), localizado ao sul da Bacia do Jequitinhonha, na costa do estado da Bahia, em reservatórios arenosos acima da camada de sal.

Segundo a empresa a descoberta indica “o bom potencial daquela bacia”. O poço é operado pela Petrobras ( que tem 60% de participação) e localiza-se na Bacia Marítima – Jequitinhonha – 3 (BM-J-3), onde a estatal brasileira tem como sócia a StatoilHydro, com os outros 40%.

O bloco está localizado a 74 quilômetros da costa do Estado da Bahia, em lâmina d'água profunda, 2.354 metros, com os reservatórios situados a aproximadamente 3.630 metros de profundidade.

A nota informa, ainda, que a extensão da jazida e sua economicidade serão avaliadas posteriormente em Plano de Avaliação a ser proposto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme determina o contrato de concessão.Adianta, porém, que as perfurações terão seguimento até profundidades maiores, conforme programação original.

Nenhum comentário: