terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Linha 3 do metrô ligando a cidade de Niterói a São Gonçalo (RJ) tem licença ambiental garantida

Rio - A Comissão Estadual de Controle Ambiental – a CECA – publicou, nesta quarta-feira, no Diário Oficial, autorização para a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, a Feema, emitir a Licença Ambiental Prévia para a construção da Linha 3 do metrô, que vai ligar Niterói a São Gonçalo. Isso significa que todos os procedimentos adotados pela Secretaria Estadual de Transportes, tanto no estudo de engenharia, quanto nos levantamentos de impacto ambiental, como no resultado das duas audiências públicas, realizadas semana retrasada, foram aceitos.

Agora, a Secretaria de Transportes precisa conseguir a Licença de Instalação, que autoriza o início das obras. Para requerer a Licença de Instalação, a Secretaria Estadual de Transportes vai entregar, nos próximos dias, o Plano Básico Ambiental da obra, contendo o detalhamento do estudo de engenharia e os programas de monitoramento e controle ambiental recomendados na licença prévia. Esta licença também é emitida pela Feema e deve levar de 30 a 45 dias para ser expedida. A meta da secretaria é instalar o primeiro canteiro de obras ainda este ano.

"A construção da Linha 3 é uma prioridade. O governador Sérgio Cabral determinou todo empenho para iniciarmos as obras o quanto antes. Se tudo correr dentro do previsto, em 2011, será possível ir de Niterói à São Gonçalo em apenas 20 minutos", comemorou o secretário Julio Lopes.

A Linha 3 do metrô vai beneficiar entre 80 mil e 100 mil pessoas por dia. O projeto prevê a ligação da Praça Araribóia, no Centro de Niterói, à Guaxindiba, em São Gonçalo, num total de 22 quilômetros de linha e 14 estações. A obra está orçada em, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão. A licitação foi feita em 2002, e teve como consórcio vencedor o Construtor Fluminense, formado pelas empresas Queiroz Galvão e Carioca Engenharia.

O secretário Julio Lopes acredita que a nova ligação facilitará a vida não só dos moradores de Niterói e São Gonçalo, mas também dos de Magé, Guapimirim e Itaboraí - municípios que juntos somam 1,8 milhão de habitantes. Outro benefício destacado pelo secretário é a geração de milhares de empregos.

"Calculamos que a obra vai gerar 1.600 novos empregos diretos. De empregos indiretos, serão mais de 6 mil. Além disso, toda aquela área ao longo da linha do trem, que hoje está degradada, será reurbanizada, o que vai valorizar em muito o preço dos imóveis e as atividades comerciais do entorno", afirmou Julio Lopes.

4 comentários:

robsonnr disse...

De qualquer forma isso tudo é lento demais.... Isso deveria estar pronto há pelo menos 5 anos atras, hoje o tempo que se perde com transporte é absurdo... a cidade está um caos, a quantidade de onibus e carros poluem extremamente o ambiente, enfim, queira Deus que tudo dê certo e em 2011, de fato, possamos usufruir desse benefício.

Roberto Lino disse...

Já estou ficando cançado de ouvir dizer que. Já,já irá começar as obras do metro, mas caramba!! que droga que uma hora falta isso outra hora falta aquilo. Quero muito que essa obra se realize pois
será de grandicissima importancia
para os meus bairros porque eu moro na divisa entre Alcantara e Jd
Catarina. Como morador e conhecedor das necessidades dos moradores daqui torço para que não seja mais um chute pra fora das autoridades.

Villela disse...

O Governador Sérgio Cabral está demonstrando sua capacidade aliada a necessidade da implementação urgente deste projeto.
Meus parabéns.
Seu eleitor para as próximas eleições.
Villela

Villela disse...

Me envie as atualizações e comentários sobre a linha 3 do metrô.