quinta-feira, 23 de abril de 2009

RESULTADOS HORA DO PLANETA

Hora do Planeta atinge 125 mil pessoas em Curitiba

A Hora do Planeta, movimento mundial de alerta às mudanças climáticas promovido pela WWF, superou todas as expectativas. Mais de 3.900 cidades de 88 países desligaram as luzes de prédios simbólicos, no sábado, 28 de março, das 20h30 às 21h30. Em Curitiba (PR), a Prefeitura Municipal apagou onze ícones. Clique aqui e assista ao vídeo que registra alguns desses apagões.

Na capital paranaense, a Hora do Planeta também recebeu o apoio da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que mobilizou a população da cidade e conseguiu o envolvimento direto de 125 mil pessoas. Além dos indivíduos que se comprometeram a desligar as luzes de suas casas, cerca 30 empresas e instituições participaram do movimento, incluindo restaurantes, veículos de comunicação, indústrias, academia de ginástica e hotéis.

“O Planeta agradece a todos que participaram desse movimento. Mas, é importante estarmos cientes que o nosso compromisso continua”, destaca a diretora executiva da Fundação O Boticário, Malu Nunes.

A elevação da temperatura média global é praticamente consenso entre os cientistas e é cada vez mais evidente que a ação do homem é a principal causa desse fenômeno. Mesmo assim, o padrão de consumo mundial, em especial do mundo ocidental, continua a contribuir de forma acelerada para o agravamento da questão.

“Precisamos reduzir drasticamente o consumo de combustíveis fósseis, investir e utilizar cada vez mais energias alternativas que não emitam carbono, e reduzir o consumo de recursos naturais em geral”, afirma Malu.

Clique aqui para ler algumas dicas sobre como reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e contribuir com o Planeta.

“Também é importante aproveitamos esse momento de mobilização para pressionar os líderes de todo o mundo, pois, durante os próximos meses, eles vão decidir como enfrentar o desafio das mudanças climáticas”, comenta Malu.

Em dezembro, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece na Dinamarca, os países devem assinar um acordo para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa. O Brasil e os demais países amazônicos esperam que a conferência proponha medidas novas para prevenir o desmatamento. No país, 75% das emissões dos gases de efeito estufa são provenientes de queimadas e desmatamentos; atualmente, o Brasil é o quarto maior emissor mundial.

Participantes da Hora do Planeta
As empresas e instituições que aderiram ao movimento em Curitiba como resultado da mobilização feita pela Fundação O Boticário são: O Boticário, Spaipa, Festival de Curitiba, Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Totopos Gastronomia Mexicana, Hotel Pestana Curitiba, Hotel Estância Betânia, Associação Junior Achievement do Paraná, Academia Gustavo Borges, Academia Cia. Athletica, Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Monitore Engenharia e 41 Planejamento Ambiental, Elo Agência Sócio Ambiental, OpusMúltipla Comunicação, Agência Radioweb, Interage Agência Experimental de Comunicação da Unibrasil, Lúmen FM, GW Comunicações SA, RIC TV, Band TV, Rede Massa, TV Sinal – Assembléia Legislativa, concessionária Ford Slaviero, Grupo Negresco (Negresco Administração e Participações, Credipararaná Serviços Financeiros, Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva Ltda., Empreendimentos Agropecuários Cambijú, Instituto Lico Kaesemodel, Associação dos Colaboradores do Grupo Negresco, MG-PAR Comércio de Mármores e Granitos Ltda.), e a Miss Paraná Mundo Cristiane Kampa.

Além de Curitiba, outras 106 cidades brasileiras participaram do apagão, dentre elas mais 12 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus, Rio Branco, Belém, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande e Fortaleza.

Para saber mais, acesse www.horadoplaneta.org.br.

FONTE: FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO

Nenhum comentário: