terça-feira, 15 de maio de 2007

Pedágio Urbano Incentiva o Uso da Bicicleta

A cidade de Nova York pretende implementar um pedágio urbano de US$ 8 (cerca de R$ 16) na região de Manhattan em uma tentativa de combater as mudanças climáticas.
O piloto do pedágio urbano, esquema já em vigor em cidades como Londres e Oslo, faz parte do programa PlaNYC: A Greener, Greater New York (Planeje Nova York: Uma Nova York mais verde e maior, em português) apresentado no dia 27/04/2007 pelo prefeito Michael R. Bloomberg. Espera-se que o pedágio resulte na redução do número de carros na cidade, contribuindo para a diminuição das emissões de gases poluentes em 30%.

A idéia é incentivar o uso do transporte público e de bicicleta. Serão criadas rotas expressas para os ônibus e bicicletas, além da ampliação dos serviços de trens. "Dos nova-iorquinos que trabalham em Manhattan, mas moram fora, apenas 5% vão para o trabalho de carro", disse Bloomberg. Em seu editorial desta segunda-feira, o jornal The New York Times afirmou que o plano de Bloomberg é "amplo, complicado e empolgante". O pedágio urbano é, segundo o jornal, o ponto mais "polêmico" e "crucial", mas "deverá enfrentar muita oposição especialmente na área de legislatura, onde muitas boas idéias como esta morrem".

O plano de Bloomberg, anunciado no Dia da Terra, também inclui a plantação de um milhão de árvores na próxima década e a criação de pelo menos um parque em cada bairro da cidade.Fonte: http://www.pedal.com.br

Nenhum comentário: