sexta-feira, 18 de julho de 2008

MMA e SETOR AGROPECUÁRIO inimigos ou parceiros?

A questão da agropecuária no Brasil gira em torno da política voltada para exportação de matéria-prima típica de países com grande extensão territorial e com grandes riquezas naturais.
O setor agropecuário brasileiro é a mola-mestra da economia nacional no que diz respeito à geração de renda e estabilidade da economia, sustentando o equilíbrio econômico, inclusive, quando falham setores como indústria e comércio.

A complexidade da preservação da floresta e de sua biodiversidade e a necessidade de área para implementação de culturas, que acarretam desmatamento, gera desconforto entre o setor ambiental e o agropecuário, visto que, é primordial a preservação do território não agredido da floresta, tanto quanto é primordial a manutenção do crescimento e desenvolvimento do país.

O avanço no desenvolvimento de novas tecnologias, que reduzem o impacto ambiental, é visto como a saída para a questão de licenciamento e para implementação de culturas que sejam altamente rentáveis com menor impacto.
O setor ambiental tem dado atenção diferenciada para uma riqueza nacional que foi devastada com a idéia de geração de renda, porém, sem responsabilidade de preservação e sustentabilidade.

Sabe-se que se faz necessário o equilíbrio das políticas de meio ambiente e o fortalecimento do mercado interno e externo no que diz respeito à exportação e desenvolvimento interno. O setor agropecuário já não recebe "sim" de todos os projetos a serem implantados e o Ministério do Meio Ambiente implementa políticas ligadas ao desenvolvimento e preservação de mãos dadas com a agropecuária.


Arthur Lopes Ribeiro Filho

Nenhum comentário: