quinta-feira, 31 de julho de 2008

O Ministério Público (MP) suspendeu a remoção das árvores da Alameda São Boaventura

Publicado em 16/07/2008

Fabiane Moreira

O Ministério Público (MP) suspendeu a remoção das árvores da Alameda São Boaventura, Fonseca, para a construção do Corredor Viário. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, antes do início das obras, foi autorizada a retirada de mais de 70 árvores na região. Porém, o MP afirmou que a intervenção irá descaracterizar a Alameda, indo contra a preservação da área. No último dia 11, O FLUMINENSE mostrou a revolta de moradores e pessoas que diariamente passam pelo local, apontando a preocupação com o ar e a paisagem.
Desde o início das obras, em dezembro, diversas árvores foram removidas e outras podadas para a criação de um corredor expresso para ônibus, com paradas intermediárias, de forma a melhorar o tráfego local. Mas, de acordo com o promotor de Meio Ambiente e Urbanismo de Niterói, Luciano Mattos, a iniciativa está causando forte impacto na região.
"A Alameda é um patrimônio histórico da cidade e deve ser preservada. A obra pode ser feita, desde que não interfira na paisagem local. Mais de 30 árvores já foram retiradas e isso irá descaracterizar a avenida. Alameda sem árvores não é Alameda", afirmou.
O promotor explicou que a Secretaria de Meio Ambiente fez um diagnóstico de todas as árvores e enviou um relatório ao MP, informando que das 165 plantas distribuídas na avenida, 143 seriam removidas. Segundo ele, o órgão não aprovou a decisão.
"Eles alegam que as árvores estão em mau estado de conservação. Mas fui ao local e pude conferir que, ao contrário do divulgado, muitas estão em ótimo estado. Além disso, embora tenha se cogitado a possibilidade de replantá-las, não é garantido que se tenha êxito com o método", disse.
Luciano ainda garantiu que a retirada das árvores ficará suspensa até que uma nova análise da vegetação seja feita. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jefferson Martins, disse que irá acompanhar as pesquisas e que o MP precisa considerar os aspectos técnicos da construção.
"Muitas árvores já estão condenadas e outras devem sair devido às plataformas", declarou o secretário, lembrando que cerca de 8 mil árvores deverão ser distribuídas por toda a cidade para compensar a perda.
A Secretaria estadual de Transportes, responsável pela obra, informou que não recebeu nenhuma notificação.

Nenhum comentário: